segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pescadores realizaram seminário
O grupo de pescadores de Severiano Melo, liderados por Maurílio Torres, realizou um seminário onde foram discutidos diversos aspectos da pesca no nosso município, especialmente a questão do reordenamento pesqueiro.
Estiveram presentes as seguintes personalidade representando suas respectivas entidades: O professor Cortez - Sub-Secretário de aquicultura e pesca do Estado; o Sr. Eliseu Augusto - ABDA; Rinaldo - IBAMA; Luis Marinho - Colônia de Pescadores de Apodi; o Sargento Iranildo; João do PT - SINTRAF-OESTE; Putita - STR; Vereador Gilson Carvalho; Nilo - FUMAC; Maurílio Torres representando os pescadores(as); e os pescadores(as) de Severiano Melo e de Itaú.
O ponto alto das discussões foi a questão das normas que serão aplicadas a partir de agora em relação a pesca no nosso municipio. Ficou estabelecido pela assembléia que serão permitidos até no máximo 600m de linha por cada canoa; que nao deverão pescar nos domingos e feriados, além de não ser permitido o uso de tarrafas e que só pderão pescar entre 07 da manhã e 18:00hs, neste caso, ficando o tempo estabelecido para colocar as redes entre 14:00 e 18:00hs, assim como todas as canoas deverão ser registradas pela colônia.
De acordo com Maurílio Torres, acredita-se que com estas normas, teremos mais controle sobre o pescado que estava sendo retirado de forma indiscriminada.
Outra questão muito difundida no encontro foi o programa "Peixe da Gente" que é executado pela Petrobras. Eliseu fez uma larga explanação acerca do assunto, o que deixou os presentes entusiasmado com a prática do programa. "Este programa tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida de inúmeros pescadores, inclusive de severiano Melo, pois já fornecemos peixe e tecnologia para o açude da Malhada vermelha", diz Elizeu.
O presidente do sintraf-Oeste destacou o seminário como de grande importância. "O Sintraf-Oeste tem toda a disposição de colaborar com os pescadores, pois este sindicato também etá habilitado a defender esta categoria" conclui joão do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário