sábado, 11 de julho de 2009

Prefeito reclama da redução de repasses para o município

Publicado em http://www.correiodatarde.com.br/ no Dia 10/07/2009
O prefeito de Severiano Melo, Silvestre Monteiro, fez visita ao CORREIO DA TARDE nesta manhã. Ele aproveitou para ressaltar as dificuldades enfrentadas pelo município com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com a mudança de coeficiente, o que trouxe redução de repasses.

Segundo ele, mesmo diante da redução de receita, a prefeitura vem honrando seus compromissos, em dia, com servidores e fornecedores. O prefeito disse ainda que as dificuldades financeiras enfrentadas pela administração municipal impedem a realização de obras com recursos próprios, mas outras estão sendo realizadas através de parcerias com o Governo Federal e estadual.
O prefeito classificou como irresponsáveis os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que indicaram uma redução no número de habitantes do município. Os dados equivocados do órgão federal informaram um aumento do índice de renda per capita do município, gerando perda dos recursos que são repassados através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com o prefeito, os números fizeram com que o Tribunal de Contas da União procedesse na redução do coeficiente individual do FPM de 0.8 para 0.6. Ainda segundo o prefeito, a maior parte dos recursos financeiros da Prefeitura é originária do FPM. Ele acrescentou que a perda desses recursos representa um desastre para as contas públicas e um enorme prejuízo para a população, sacrificando áreas básicas como saúde e educação, principalmente de comunidades rurais mais distantes da área urbana. Muitas dessas comunidades, que pertenciam a Severiano Melo, passaram a ser administradas por municípios que não oferecem assistência à população, que continua procurando a administração local em busca de apoio. "Mesmo diante dessa situação continuamos oferecendo assistência a essas pessoas, só que a redução de receita nos obriga a reduzir também os investimentos", esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário