quarta-feira, 15 de julho de 2009

Secretário de Comunicação e Presidente do Sintraf-Oeste, joão do PT, está participando de Oficina Nacional sobre Alimentação Escolar em Brasilia


O Secretário de Comunicação e Presidente do Sintraf-Oeste, João do PT está participando, desde segunda feira da Oficina Nacional Sobre Alimentação Escolar, Organização da Produção, Comercialização e Cooperativismo que acontecera de segunda a quinta-feira em Brasilia –DF,que será promovido pela Fetraf Brasil.

Na segunda feira, (13) na parte da tarde será aconteceu o ato de abertura da Oficina Nacional com representante da Fetraf Brasil, Elisangela dos Santos Araújo e representes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ministerio do Desenvolvimento Social, Ministerio do Desenvolvimento Agrario e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo informou João do PT, nesta terça-feira, (14), as 9;00 aconteceu uma Exposição sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE (histórico e conquistas) por Albaneide Peixinho e debate. Outra Exposição sobre a Lei nº 11.947, de 16/06/2009, no que dispõe sobre Alimentação Escolar (Histórico e conquistas) que foi feita por Maria Luiza da Silva. Já na parte da tarde programação seguiu com uma Exposição sobre as Normas Operacionais da Aquisição da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar. MEC/FNDE/PNAE.

O tema da Agricultura Familiar e Alimentação Escolar – Desafios e Oportunidades – MDA – Luiz Humberto da Silva (Coordenador do PAA e Alimentação Escolar/MDA), também será debatido. “Após essa apresentação foi realizado estudos em grupos de trabalho para discutir entraves e estratégias de implementação da Aquisição de gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar”, informou o Secretário.

Para quarta-feira (15), o evento será iniciou as 09:00 hs com uma Exposição sobre segurança alimentar por. Cheikh Mouhamady Cissokho – CNCR/ROPPA – As organizações de agricultores do Senegal/África. Em seguida terá outra Exposição sobre os programas de comercialização dos produtos da Agricultura Familiar e Cooperativismo MDS/SAF/MDA/CONAB. Já na parte da tarde serão formados grupos de trabalho sobre a organização da produção, comercialização e cooperativismo para atender a Alimentação Escolar, Lei nº 11.947, de 16/06/2009, que vão fazer uma Apresentação dos trabalhos em grupo e fechamento de uma proposta;

Na quinta feira, será construído o Planejamento e estratégias para consolidação de uma rede de produção da FETRAF-BRASIL/CUT, com todos os partiicpantes do evento e o encerramento com encamianhamentos e avaliação da Oficina Nacional Sobre Alimentação Escolar, Organização da Produção, Comercialização e Cooperativismo.

João do PT destaca a importância do Evento para o municipio de Severiano Melo

De acordo com João do PT, o evento é fundamental para que os municipio se apropriem do assunto merenda escolar, pois apartir da criação da Lei, cada municipio tem que se adequar a comprar no mínimo 30% dos recursos destinados pelo PNAE à compra da merenda escolar, e isto só vem a fortalecer a agricultura familiar nos municipios.

Pôla Pinto, que é Presidente da Câmara e Presidente do STR de Messias Targino também participa da oficina

Por ultimo João do PT,informou ainda que estão participando do evento representantes de todos os estados do Brasil, sendo que do Rio Grande do Norte estão integrantes todos ligados a FETRAF/RN. Da Região do Médio Oeste estão partiicpando da Oficina João do PT de Severiano Melo e Pôla Pinto de Messias Targino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário