quinta-feira, 16 de julho de 2009

Crispiniano Neto escreveu hoje, em sua coluna Prosa & Verso no Jornal de Fato:

Quem chamou quem de
pizzaiolo no Senado?


Ontem, assisti pela TV Senado a um agitado debate de honrados senadores que reclamavam do presidente Lula de que os havia chamado de pizzaiolos. Fui em busca dos arquivos e encontrei um diálogo de 9 de agosto de 2005, que desautoriza nossos ilustres senadores a sofrerem qualquer irritação diante das palavras do presidente. Ele apenas repetiu o que MaracArthur Virgílio e seu demo-colega Heráclito Fortes já diziam naquele tempo. Primeiro Arthur Virgílio ocupou a Tribuna do Senado para passar meia hora falando suas baboseiras sobre 51 tipos de pizza. Um discurso digno de um débil mental e não de um pizzaiolo que é um profissional de respeito. Lá pelo meio o senador Heráclito Fortes com aquela sua boca de caçapa insistiu tanto em conseguir um aparte que o senador Jonas Pinheiro teve que ferir o regimento para conceder-lhe a palavra. E aí o importante pronunciamento do "boca de caçapa" era só para chamar seu colega MaracArthur Virgílio de... Pizzaiolo. E aí o senador MaracArthur Virgílio que deveria estar chegando de Paris às custas do dinheiro de Agaciel Maia, rebateu gentilmente, dizendo que pizzaiolo não era ele, mas o Presidente Lula. Então? Por que agora tanta indignação porque Lula disse dele a mesma coisa quatro anos depois. É que eles acham que podem tudo. E que o presidente deve ficar sempre calado. Veja que maravilha de diálogo. E analise o nível dos idiotas que temos no Senado da República.



Pronunciamentos - Texto integral
Autor ARTHUR VIRGÍLIO
Data 09/08/05
Casa Senado Federal Tipo Discurso

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Como Líder. Com revisão do orador.) ... É por isso que, em homenagem a este momento histórico que não é grandioso, senador João Capiberibe, mas não posso perder o humor, vou ler aqui o nome de 51 tipos de pizza que existem: pizza de Alcachofra, feita de molho de tomate, alcachofra, espinafre, mussarela e queijo de cabra; a outra, tipo b, que é com molho de tomate, alcachofra, tomate seco, champignon e mussarela de búfala. Não tenho tempo para ler todos os ingredientes de cada uma. Mas vamos lá: pizza de Alcaparra; pizza de Aliche; pizza de Aliche Time; Alho e Óleo; pizza de Atum; pizza de Bacon; pizza Baiana, com molho de tomate, calabresa moída, ovos, cebola e pimenta.
O Sr. César Borges (PFL - BA) Não existe essa pizza!
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Existe no cardápio do Restaurante Fratello, que é uma pizzaria do melhor nível. Ouço o aparte do Senador Geraldo Mesquita.
O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (P-Sol - AC) - Senador Arthur Virgílio, é só para acrescentar um item à sua lista. Há poucos instantes, estava depondo na CPI dos Bingos o Sr. Rogério Buratti, que já foi membro do PT. Por várias vezes, ele se auto-intitulou o bode, o "bodão", chegou inclusive a mencionar que ele era um "bodão". Veja V. Exª que ele estava sentado ao lado do Senador Efraim Morais e eu o alertei: ¿Olha, o senhor está sentado ao lado do Senador Efraim, que costuma fazer buchada de bode. O senhor tome cuidado¿. Então, ouvindo a relação de pizzas de V. Exª, queria acrescentar a buchada de bode, que pode surgir a qualquer instante.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Quando alguns se intitulam bodes, a gente tem o direito de achar que outros são hienas, ficam rindo no meio dessa desgraça toda em que está envolvido o país. Continuando: pizza de berinjela; brasileira; brócolis; brócolis time; búfala; calabresa; calábria time; califórnia; camarão time; camarão; canadense...
O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (P-SOL - AC) - Senador, não tem a portuguesa?
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Vamos chegar lá. Se não tiver, eu acrescento.
Pizza chedar; pizza catupiry; pizza catupiriy time; pizza escarola; pizza frango caipira, com molho de tomate, peito de frango desfiado, milho e catupiry; pizza frango grelhado; pizza francesa; pizza gorgonzola; pizza grega; pizza hawaian; pizza jardineira; pizza light time, essa é boa, com molho de tomate, peito de peru, palmito e ricota; pizza lombinho; pizza maçã; pizza margherita; pizza mineira; pizza mussarela; pizza napolitana; pizza palmito; pizza palmito time; pizza paulista; pizza peperoni; pizza portuguesa, está aí a portuguesa, senador geraldo mesquita júnior, com molho de tomate, presunto, ervilha, ovos, cebola e mussarela ¿; pizza provolone; pizza roma; pizza rúcula; pizza super time; pizza suprema; pizza tomate seco...
O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Permite-me V.Exª um aparte, nobre senador Arthur Virgílio?
O SR. PRESIDENTE (Jonas Pinheiro. PFL - MT) - Sr. senador Heráclito Fortes, não tem tempo para apartes.
O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Será um aparte rápido, sr. presidente, meio minuto.
O SR. PRESIDENTE (Jonas Pinheiro. PFL - MT) - V. Exª está avançando no tempo de outros Srs. Senadores.
O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Sr. Pizzaiolo Arthur Virgílio, melhor dizendo, sr. senador, como nordestino, levanto aqui o meu protesto. V. Exª não incluiu a pizza de carne de sol e, agora, recentemente, uma lançada por uma pizzaiola baiana, incluindo rapadura. De forma que eu queria, como nordestino, exigir que a nossa região fosse prestigiada na pizzaria que V. Exª instala agora no Congresso Nacional.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sr. presidente, concluo e incorporo o aparte do Senador Heráclito Fortes, dizendo que pizzaiolo, na verdade, não sou eu; pizzaiolo é o presidente Lula da Silva. Apenas estou relacionando os 51 tipos de pizza, agora, 52, com a do Senador Heráclito Fortes. Já concluo: pizza toscana; pizza vegetariana, essa eu gosto, com molho de tomate, mussarela, brócolis, palmito, champignon, pimentão vermelho assado. E a pizza tenha uma boa ideia - o número dela é 51 - tem molho de tomate, mussarela e dois recheios a escolher.
E eu vou colocar a 53ª - a 52ª o senador Heráclito Fortes acrescentou, que é o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com sua vontade de não apurar a não ser nos palanques. No palanque diz que apura; na prática, faz tudo para que não se chegue à verdade dos fatos e às verdadeiras culpas. E a cena mais deprimente que eu vi, nos últimos dias, foi PT acuado e acovardado, com medo de expulsar o sr. Delúbio Soares dos seus quadros. Não teve a coragem para expulsar. Isso fica na história, ou na anti-história ou no lixo da história política deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário