quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Câmara declara Paulo Freire patrono da educação brasileira
O projeto de lei 5418/2005, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que declara o educador Paulo Freire como patrono da educação brasileira foi aprovado nesta quarta-feira (2) na comissão de Educação e Cultura da Câmara.
O relator da matéria, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), deu parecer favorável ao texto e elogiou a homenagem. "Ele teve uma vida dedicada à educação dos excluídos, uma educação libertadora que buscou acabar com a submissão dos que não compreendiam a palavra escrita", disse.
Paulo Freire era natural de Recife (PE). Sempre envolvido com a educação, começou logo cedo a ministrar sobre a importância do diálogo entre mestres e alunos, excluindo as cartilhas escolares. Em Brasília, foi responsável pela alfabetização dos candangos, operários que construíram a capital federal. Foi preso no período da ditadura militar, mas continuou a luta pela educação de qualidade e a acessibilidade do ensino para os mais pobres.
"O método de alfabetização de Freire é utilizado até hoje pelas instituições. Isso porque não se baseia na alfabetização simples, mas em agentes sociológicos e democráticos, reconhecendo todos os indivíduos como sujeitos de uma sociedade. Que fazem cultura e com senso e sentido político", disse Abicalil. O projeto foi votado em caráter conclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário