As vésperas de eleição, os riscos de manipulação e oportunismos são intensificados podendo confundir os eleitores.
Nos últimos dias, assistimos a uma declaração veiculada no programa eleitoral da candidata ao governo do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), no mínimo inusitada.
A declaração deixou servidores, alunos e professores, inicialmente, estupefatos. A candidata declarou:
“A melhor política de inclusão social é garantir educação e emprego para as pessoas. Quando se pode juntar as duas coisas, é melhor ainda. Por isso, como senadora, apresentei o projeto para implantar doze Institutos Federais, os antigos CEFETS, no interior do estado.”

As entidades representativas dos servidores e dos estudantes do IFRN (Sindicato, Associação, DCE, Grêmio e Centro Acadêmico), divulgaram nota de repúdio às declarações da candidata do DEM ao governo do estado, Rosalba Ciarlini, veiculada hoje no Jornal Tribuna do Norte.
A nota deixa claro que a candidata do DEM não protagonizou a ação de expansão da educação profissional federal que teve seu início em 2004, com a revogação do Decreto nº 2.208/97. O Decreto implantado no governo de FHC proibia a expansão do sistema federal de educação profissional.
A senadora pegou carona e apresentou Projetos de Leis (PLS) para implantação de campus do IFRN em onze municípios do RN, entre 2009 e 2010, que se encontram tramitando, conforme pesquisa empreendida na página do Senado Federal.
Não tenho dúvidas que tais declarações visam tão somente confundir o eleitor que cada vez mais tem dificuldade em separar o joio do trigo.
Segue, abaixo, a transcrição da nota.

Nota de Repúdio

O SINASEFE-Seção Sindical Natal vem a público denunciar as declarações enganosas sobre a educação que estão sendo feitas pela candidata ao governo do estado, Rosalba Ciarlini (DEM).
No seu programa eleitoral, a candidata Rosalba declarou: “A melhor política de inclusão social é garantir educação e emprego para as pessoas. Quando se pode juntar as duas coisas, é melhor ainda. Por isso, como senadora, apresentei o projeto para implantar doze Institutos Federais, os antigos CEFETS, no interior do estado.”
Temos o dever de esclarecer que o programa de expansão da educação profissional federal iniciou-se em 2004, após o Congresso Nacional alterar o Decreto nº2208/97. Já em 2006, tivemos a inauguração das Unidades Educacionais de Ipanguaçu, Currais Novos e Zona Norte de Natal. Em 2007, foi iniciada a segunda fase da expansão, com a construção de mais 6 unidades educacionais (Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Santa Cruz e Pau dos Ferros).
A candidata Rosalba assumiu a vaga no senado somente em 2007, quando toda a expansão da rede profissional já estava pensada, discutida no Congresso Nacional e, inclusive, implementada. Pode até ser que ela tenha falado sobre o programa de expansão (o DEM, seu partido, não defende), mas não teve protagonismo nenhum nesta ação. É, portanto, falsa e oportunista sua declaração.
É necessário também esclarecer à população do RN que, durante os 8 anos da administração FHC, em que o DEM e o grupo da atual candidata DEM(ex-PFL)/PSDB (governo FHC), editou o Decreto nº2.208/97, que impediu a expansão da rede das escolas técnicas no país, e proibiu o oferecimento do ensino técnico integrado ao ensino médio. Além do mais, conduziu os CEFETs para um processo de privatização e sucateamento. Naquela época, só como ilustração, chegamos a ter corte de telefone por falta de pagamento.
Esse mesmo grupo, em setembro de 2004, moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI-3314) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o PROUNI, programa federal que institui incentivos para os estudantes freqüentarem as universidades privadas, aumentando a oferta de ensino superior. Até 2009, já haviam sido beneficiados 600 mil estudantes no Brasil inteiro, sendo 8.300 no RN. Afinal, qual educação ela defende?

Diante do exposto, o SINASEFE – Seção Sindical Natal – vem a público repudiar as declarações da candidata do DEM, cujo discurso extremamente oportunista não condiz com a verdade dos fatos.
Assim, na luta por uma educação pública de qualidade, o SINASEFE sentiu-se no dever de desmentir publicamente o discurso oportunista da candidata do DEM.

SINASEFE – Seção Sindical Natal- ASIF (Associação dos Servidores do IFRN) – Grêmio Estudantil Djalma Maranhão- DCE do IFRN- Centro Acadêmico de TADS