terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Prefeito Municipal e Presidente da Câmara Municipal de Severiano Melo apresentam mensagem ao legislativo na abertura dos trabalhos da Casa.

Na ultima sexta feira, (18) a Câmara Municipal de Severiano Melo teve os seus trabalhos retomados. Na oportunidade os presentes tiveram a aoportunidade de ouvir as mensagens do Executivo e do Presidente da Casa, o Sr. Bruno Melo. A mensagem do Prefeito foi lida pelo Secretário de Comunicação e Eventos, o Sr.João Batista de Carvalho. No caso da mensagem do Presidente, o mesmo proferiu a leitura.

Veja a seguir as referidas mensagens:

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, VEREADOR BRUNO MELO. 
SENHORES VEREADORES – Derimar Barra
                                             Nildo Moura
                                             Raimundo Candido
                                             Getulio Andrade
                                             Gilson Carvalho
                                             Berg Monteiro
                                             Mauricio José
                                             Rubens Ferreira

Autoridades aqui presentes

Minhas Senhoras e meus senhores.
  
                 Administrar um município como o nosso, não tem sido tarefa fácil nos últimos anos. Todos nós somos conhecedores, especialmente vossas excelências senhores vereadores, da redução ocorrida nos valores do FPM a partir do ano de 2009, devido as áreas de litígio com Apodi e Itau.
                Redução essa que iniciou pelo FPM e continua em áreas vitais como a saúde e educação. Em função disso, corremos o risco de perder até duas equipes do PSF, mas estamos lutando para que isto não venha a acontecer. Mesmo assim, diante das dificuldades enfrentadas, procuramos ao longo do ano de 2010, parcerias com os governos estadual e federal em diversos projetos sociais e em obras.
                 Não obstante, o ano de 2010 ficou registrado em minha vida por diversos problemas de saúde, que não vem ao caso serem aqui relatados por já serem do conhecimento de todos.
                 Diante de todas as dificuldades, conseguimos realizar feitos importantes para o município no ano de 2010, tais como:

·         Recuperação da malha viária da RN Genildo Melo, uma parceria com o governo do estado;
·         Construção de calçamento da vila de Ipoeira e na nova vila na saída para Santo Antonio;
·         Construção da unidade básica de saúde na comunidade de Ipoeira;
·         Iniciamos com recursos próprios as obras de construção da unidade de saúde de Boa Vista, a qual irá ser concluída este ano;
·         Recuperação de estradas;
·         Aquisição de um trator com todos os equipamentos, em parceria com o governo do Estado;
·         Transporte do escolar com cerca de 18 veículos trazendo nossos alunos da zona rural para a cidade, através de parcerias com os governos do estado e federal;
·         Manutenção das quatro equipes do PSF;
·         Medico plantonista nos finais de semana;
·         Distribuição de medicamentos para portadores de doenças crônicas, como hipertensos, cardíacos, diabéticos e outros.
·         Distribuição de medicamentos – programa farmácia básica – para a população carente;
·         Realização de exames de media e alta complexidade, onde os mesmos são agendados e os pacientes enviados para realizá-los em outras cidades;
·         Medico especialista, realizando ultrassonografia em pacientes, no hospital do município;
·         Realização de exames laboratoriais no próprio hospital;
·         Realização de eletrocardiograma, também dentro do nosso hospital.
·         Aprovação do Plano de Cargos e Carreira dos Professores, atualizando os salários e com dificuldades procuramos cumprir a lei, mesmo tendo as vezes que atrasar o repasse;
·         Apoio aos programas sociais em parceria com o governo federal, tais como: PETI, bolsa família e outros mais;
·         Apoio ao Conselho tutelar da criança e do adolescente e ao conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente;
·         Apoio ao CRAS – casa da família.
·         Apoio a programas voltados a pessoa idosa;
·         Construção do calçamento da vila São Silvestre (pereiral).
  
       Esperamos senhores vereadores, que neste ano de 2011 possamos manter todos os projetos e programas em pleno funcionamento para atender melhor a nossa população.
      Senhor Presidente, senhores vereadores, algumas obras já foram iniciadas neste ano, senão vejamos:

·         Construção da praça da pessoa idosa, com recursos próprios, onde o governo federal doou os equipamentos de ginástica;
·         Iniciamos a recuperação de todas as estradas municipais;
·         Estamos reformando a sede do executivo para implantarmos as sedes: DO CONSELHO TUTELAR, CONSELHO DA PESSOA IDOSA E CLINICA DA PESSOA IDOSA;
·         Já dispomos dos recursos para a construção da quadra de esportes na comunidade de Floresta;
·         Aquisição junto ao governo federal de dois ônibus, ampliando assim a nossa frota escolar para 4 ônibus, dando mais segurança no transporte de nossos alunos;
·         Recuperação das estradas, com construção e recuperação de bueiros;
         Não obstante as dificuldades enfrentadas pela redução dos recursos, iremos recuperar os canteiros públicos de nossa cidade, procurando promover assim um bem estar melhor para a nossa população. Promoveremos a reforma da sede do Executivo integralmente. Porém, o mais importante de todas as reformas que iremos promover, a meu ver, é a recuperação, ou melhor, construção do centro cirúrgico do hospital maternidade Benvenuto Holanda, onde voltaremos a contar com equipe medica especializada para a realização de pequenas e medias cirurgias.
       Buscamos e conseguimos, diante de todas as dificuldades, colocar o pagamento do servidor público em dia. Negociamos com o sindicato dos servidores os débitos existentes para que assim essa categoria possa prestar os serviços devidos aos seus colegiados.
       Realizamos a semana pedagógica, fato que ocorre anualmente.
       Procuraremos junto ao governo do estado e o governo federal, recursos para a recuperação e/ou construção das unidades básicas de saúde na comunidade de Floresta e Malhada Vermelha, e iremos lutar para recuperarmos as áreas de litígios que perdemos a população, mas não deixamos de prestar serviços a mesma.
       Senhor Presidente, senhores vereadores, vossas excelências como bons parlamentares e legítimos representantes do povo, sabem da redução de recursos que o município sofreu e vem sofrendo, e que isto ocorreu em todo o país. Legitima é a cobrança do nosso povo por mais obras e melhores serviços para o bem da população, mas também é da sapiência do homem publico, ter o conhecimento de causa do que ocorre no poder executivo e legislativo. Tenho plena certeza de que neste ano de 2011, assim como ocorreu em 2010, esses poderes caminharão juntos pelo desenvolvimento do nosso município e pelo bem estar do nosso povo.
        Sei que vossas excelências têm conhecimento da importância que é assumir uma cadeira nesta casa do povo e que, portanto devem manter o compromisso de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, com sabedoria e competência.
        Procuraremos administrar com imparcialidade, vossas excelências sabem que sempre que buscaram o executivo, ele esteve de portas abertas.
         É grande a polêmica sobre a minha ausência no município, mas isto se deve não por vontade própria, mas devido ao tratamento de saúde que ainda sou obrigado a fazer, tratamento este que não desejo a ninguém. Alguns podem até perguntar – por que não renuncia o mandato? É simples a resposta, por três vezes o povo de Severiano confiou o seu destino a minha pessoa e mesmo sofrendo com problemas de saúde, sinto que posso concluir esse mandato em respeito ao povo, e, que as dificuldades pessoais e administrativas serão vencidas com a graça de Deus e o apoio do nosso povo.
         Tenho plena certeza que estou buscando fazer o melhor para Severiano Melo, e que um dia posso olhar para trás e dizer –“ fiz o que estava ao meu alcance e sinto-me realizado por ter contribuído para o desenvolvimento de minha terra.”
       Senhor Presidente, Vereador Bruno Melo, senhores vereadores, quero agradecer a oportunidade de estar na casa do povo e espero que a distancia entre os poderes sejam vencidas com o amadurecimento de todos nós, que temos em nossas mãos o destino da nossa gente.
       Abrigado a todos e que Deus nos abençoe nesta nossa jornada.
                 
  
Severiano Melo/RN, em 18 de fevereiro de 2011.



Mensagem do Presidente da Câmara,  o Sr. Hanne Bruno.

Senhor Prefeito Municipal Silvestre Monteiro
 SENHORES VEREADORES – Derimar Barra
                                             Nildo Moura
                                             Raimundo Candido
                                             Getulio Andrade
                                             Gilson Carvalho
                                             Berg Monteiro
                                             Mauricio José
                                             Rubens Ferreira

Autoridades aqui presentes, secretários municipais, em nome dos quais eu saúdo a todos que aqui estão.

Amigos e amigas presentes nesta sessão.
  
      Assumo a presidência da casa do povo com muita honra, diria até, que duplamente honrado por recebê-la de um parlamentar que tem sua historia registrada nesta casa pelos seus oito mandatos de Vereador, que é o nosso colega Raimundo Candido, o nosso querido Coitinho. Por isto, tenho a obrigação de conduzir com zelo esta casa.
     Muitas são as atribuições de um Presidente, dentre elas, manter a ordem e a união entre os parlamentares, e às vezes, para que isto ocorra, somos incompreendidos em algumas decisões que tomamos.
     Minha administração será pautada na busca da excelência dos serviços prestados por esta casa ao povo e aos colegas vereadores. Por isto, estou certo de que é possível a ocorrência de tal fato, se tivermos uma assessoria competente e conhecedora dos trabalhos legislativos. Não que nós vereadores não saibamos disto, mas que não se torna necessário ao Vereador ser detentor de toda a gama de conhecimentos, mas sim saber um pouco de tudo na boa execução do seu trabalho.
        Em busca disto, já realizamos a reforma de nossa casa, mas sem esquecer que nossa luta é a construção de nossa sede própria, sonho que buscarei realizá-lo junto com todos vocês senhores vereadores.
       Precisamos estar cada vez mais pertos do povo, e para isto, voltaremos a realizar as sessões itinerantes, onde cada comunidade terá a oportunidade de trazer até nós, os seus problemas e as suas ansiedades.
       Buscaremos incessantemente, a valorização do Vereador junto a população, e especialmente o respeito que o nosso povo merece receber de nós.
        Prestaremos conta de todos os nossos atos, inclusive das contas dos recursos recebidos por esta casa.
       Estamos trabalhando na criação de um blog, onde levaremos aos nossos internautas as noticias do legislativo, divulgando as ações de cada parlamentar, que assim o queira. Estaremos junto a FM BOM LUGAR, com um programa do legislativo onde levaremos a todos os recantos do nosso município o que realmente ocorre nesta casa, especialmente nas nossas sessões.
      Com esta e outras ações que iremos realizar, traremos cada vez mais o público a nossa casa, para que assim todos vejam o trabalho de cada parlamentar, pois nada mais justo que aqueles que nos confiaram o seu destino saibam o que fazemos com o mandato que a eles pertence.
      Não somos vereadores. Nós estamos vereadores até 31 de dezembro de 2012, ano em que o povo irá ou não reconhecer se somos merecedores de voltar a tomar assento nesta Casa.
       Nossas ações serão julgadas ao longo de nossas vidas. Se formos sinceros em nossos atos, com certeza teremos a recompensa dos bons frutos que eles trarão. Caso contrario, seremos sempre lembrados como aqueles que nada fizeram, quando realmente podiam ter feito.
      Senhores vereadores, procurarei fazer jus aos votos que vossas excelências depositaram em mim para presidir esta Casa nos próximos dois anos. Procurarei administrar com união e respeito a vossas opiniões, mas reafirmo que não serei uma marionete e que também tenho minhas próprias decisões administrativas e não serei chantageado sob hipótese alguma na tomada de decisões que julgue correta.
    Iremos promover a atualização de nossa Lei Orgânica e do nosso Regimento Interno. Em breve, estaremos ligando nossa casa a Associação Brasileira das Câmaras Municipais – ABRACAM, buscando cada vez mais eficientizar nossos trabalhos.
    Todos somos conhecedores do nosso dever. Não será eu como Presidente, que irá lembrá-los disto, mas o povo é que irá julgar todos os nossos atos, e que lembremos sempre que, para cada ação, corresponde uma reação de igual ou superior proporção. O que hoje julgamos sem conhecimento de causa, amanhã seremos julgados por igual ou pior situação.
    Senhores vereadores, publico presente e nova assessoria, sejam todos bem vindos ao inicio de nossos trabalhos e que Deus nos abençoe. Obrigado.
   
  
Severiano Melo/RN, 18 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário