terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma vida de dedicação as lutas sindicais e sociais em prol de melhorias para o campo.
Desde cedo Raimundo Canuto de Brito, mas conhecido como Raimundo do Sindicato, iniciou sua vida de militância. Suas primeiras experiências aconteceram nos grupos de jovens nas comunidades rurais, pertencentes á Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró. As comunidades Eclesiais de Base também foi um espaço onde o mesmo atuou a nível regional, no ano de 1988 e também iniciou sua militância no movimento Sindical Rural.
Nesse período foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís. Ele também foi um dos principais responsável e articulador da reorganização do movimento sindical na região através da criação do pólo Sindical, atualmente o sindicalista é coordenador de Formação da Federação dos Trabalhadores (a) na Agricultura Familiar, além de diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RN).

A disposição de Raimundo do Sindicato também foi decisiva para a criação e consolidação da CREDIOESTE–SOL - Cooperativa de Credito Solidário para a Agricultura Familiar do Médio Oeste Potiguar.. Que tem atuação em 12 municípios. A Cooperativa é hoje uma realidade na vida dos agricultores (a) familiares, aonde já vem sendo trabalhados duas linhas de credito. Atualmente o sindicalista é vice presidente da CREDIOESTE.
A militância política também faz parte de sua vida desde a infância. Inicialmente se filou ao PMDB, onde militou no PMDB Jovem até o ano de 1988. A partir daí decidiu e se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT), onde participou de todas as direções municipais como presidente em dois mandatos inclusive participando da direção estadual do PT.
A dedicação diária de Raimundo Canuto de Brito a esses movimentos tem sido também a forma encontrada por ele para mudar a difícil realidade de vida do seu povo.
Em 2008, foi eleito vereador mais votado do municipio de Janduís, pelo Partido dos Trabalhadores, aonde vem realizando um mandato de destaque tanto dentro como fora do Legislativo. Sua atuação como vereador vem repercutindo positivamente no seu municipio e na região.
Sindicato de Janduís se destaca em todo Estado.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, além de ter uma atuação de destaque no município pelas ações em defesa da Agricultura familiar, é hoje uma entidade que se destaca em todo o Rio Grande do Norte, por sua atuação junto aos demais sindicatos e entidades voltadas para o apoio ao trabalhador rural da região do Médio Oeste do Estado.
Essa condição tem possibilitado a entidade a formação de varias parcerias com diversas entidades e ONG,s para implementação de inúmeras políticas públicas no município de Janduís. O reconhecimento e a credibilidade são outras conquistas obtidas pela entidade que a cada dia vem se consolidando e se fortalecendo, não apenas no plano local, mas também a nível regional e estadual. Isso tudo conquistado pelo esforço e trabalho incansável do presidente, Raimundo Canuto de Brito e seus auxiliares.
Raimundo Canuto durante reunião na comunidade rural Permissão
Atualmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís tem membros de sua direção atuando a nível estadual do movimento sindical rural “Isso é resultado da união de forças em torno de um propósito. Melhorar as condições de vida do trabalhador e da trabalhadora rural”, enfatiza Raimundo Canuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário